Sobre

 



O Centro de Memória Social é uma instituição museológica dentro da Unidade Passos da Universidade do Estado de Minas Gerais, localizada no Prédio do Bloco 6 (Rua Dr. Carvalho, 1410, sala 612, Belo Horizonte, Passos/MG, e-mail cmsocial.passos@uemg.br), que conta com Reserva Técnica e abriga um acervo de peças diversas e de material bibliográfico que dizem respeito ao passado do Sudoeste do Estado de Minas Gerais. 

Além de prestar um serviço ao Patrimônio Cultural, o Centro de Memória Social  oferece treinamento para alunos/as do curso de História interessados/as em aprender sobre manejo de acervos, e fomenta atividades de ensino, pesquisa e extensão em parceria com o Coordenação do Curso de História e com o Centro Acadêmico de História Dandara dos Palmares.

Breve histórico das Coordenações: O espaço teve origem no "Laboratório de História", vinculado ao curso no período da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP) entre 2005 e 2006. Os primeiros registros em ata de colegiado do curso sobre o espaço constam do ano de 2015, quando o recinto esteve sob a coordenação do Prof. Rubens Arantes Correia. Entre 2016 e 2019, foi o Prof. Adelino Franckin quem assumiu o posto, quando o nome "Centro de Memórias - Laboratório de História" para definiu o local.

Entre 2019 e 2021, sob o nome "Centro de Memória Social e História Natural", o lugar esteve sob a Coordenação do Prof. Dr. Sérgio Campos Gonçalves e funcionando com apoio de alunos/as estagiários/as e do Centro Acadêmico (CA) Dandara dos Palmares. A pandemia sanitária em virtude do SARS COVID-19 fez com que o espaço fosse fechado ao público desde o primeiro semestre de 2020, porém as atividades seguiram em forma de teletrabalho e, quando presencialmente, seguindo os protocolos de segurança sanitária.

Desde março de 2021, o Centro de Memória Social é coordenado pelo Prof. Alexsandro Silva, administrado pelo funcionário Pedro Paulo Abreu Barborana e auxiliado pelo CA Dandara dos Palmares. Durante o mesmo ano, as estudantes Mariana Borges, Paula Beraldo (ambas do curso de História) e Lorena Vitória (Design em Moda) desenvolveram atividades no espaço.